- Pedagogia Lagoa Vermelha

 

PLANO DE AULA                                                                                         22-11-2013

Tema:

A cidade onde vivemos

 

Objetivo:

: Nesta semana buscaremos reconhecer e expressar de forma clara e coerente a importância da escola na vida de cada um,observando que a mesma é um ambiente de conhecimento e novas descobertas. Compreender o espaço em que vivemos, situando-se no tempo e no espaço, bem como proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade evidenciando alguns pontos turísticos desenvolvendo a imaginação e a criatividade e conhecer a origem do nome da nossa cidade bem como a diferença entre o campo e a cidade.

 

Conteúdo:

Trabalharemos para a efetivação deste projeto: Com passeios de estudo, audição de narrativas (expressão oral), observação e recursos áudios-visuais, coordenação motora fina.

 

Procedimentos metodológicos:

Os estágios supervisionados possuem relevância nos currículos dos Cursos de Licenciatura no Brasil, uma vez que se constituem oportunidade de vivências específicas da docência. Estas experiências devem transcender a mera obrigação curricular assumindo uma função protagonista em meio à formação inicial.
Nesta perspectiva, éimportante que se discuta o estágio como espaço de contribuição para uma formação que privilegie a reflexão crítica; de articulação entre a teoria e a pesquisa; e de produção de saberes para ensinar.
Com base nisso essa semana a qual já é a última do estágio, trabalharemos com o intuito de promover o conhecimento mais amplo da nossa cidade e também da nossa escola. Partindo de uma pesquisa realizada sobre a nossa cidade como surgiu porque escolheram esse nome etc...
Levarei fotos da cidade no seu início quando ainda haviam poucos moradores e as casas eram na sua maioria todas de madeira, as ruas eram de terra e pedras soltas. Após mostrarei fotos recentes da cidade pra eles observarem as diferenças oque mudou e como está nossa cidade agora.
Entraremos no assunto do surgimento dela e quando foi fundada pra eles se integrarem e se apropriarem mais do assunto. Depois darei a eles revistas e tesouras e uma folha de ofício pra cada um e pedirei que cada um recorte figuras nas revistas que contenham algo que existe na nossa cidade como carros, prédios, casas igrejas enfim eles irão fazer essa tarefa de acordo com oque eles entenderam e aprenderam da conversa que tivemos.
Após faremos uma roda de conversa e discutiremos sobre oque tem na nossa cidade e então entraremos na discussão sobre nossa escola. Falarei um pouco da importância e porque que existem escolas deixarei eles se expressarem sobre oque pensam a respeito então faremos um passeio por nossa escola por todas as salas corredor brinquedoteca diretoria sala dos professores e refeitórios.
. Também iremos ao parquinho que fica atrás da escola pra eles brincarem do que quiserem, com isso voltaremos à sala e pedirei a eles que desenhem o lugar da escola que eles mais gostam de ficar, pra mim saber qual é o lugar predileto dos meus pequenos embora eu já tenha suspeita de qual seja...
Mostrarei a eles novamente o mapa de Sananduva a fim de mostrar a localização da cidade, quais são as cidades vizinhas fica perto de onde etc.
Depois falaremos dos pontos turísticos da cidade como Igreja matriz, praça que eles adoram enfim discutiremos sobre as coisas interessantes que temos. Levarei fotos no notebook pra eles verem as fotos.
Após entraremos na discussão sobre zona urbana e zona rural a qual possivelmente eles não saibam a diferença assim explicarei a eles que há pessoas que moram na cidade, outras que moram no campo. As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.

Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado.
Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros. A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc.
As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras. A maioria das pessoas que vivem na comunidade rural trabalha cuidando da lavoura e do gado. As que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores. Elas trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamadas pecuaristas.
As formas de diversão e distração das pessoas variam muito de um lugar para o outro. É muito importante que todas as pessoas procurem se divertir e distrair para poder manter a saúde mental e física.
Nesse momento iremos ate a sala de informatica onde pesquisaremos no Google Earth as casas de cada criança.
As formas de lazer e de distração podem ser as mesmas independentemente do campo ou da cidade o importante é que cada pessoa viva feliz e faça oque gosta quando pode. Depois disso pedirei a eles se conhecem e se alguém tem parentes que moram no interior e com certeza a resposta da maioria será sim já que nossa cidade é pequena e é uma cidade agrícola.
Após darei um desenho pra eles colorirem com imagens de zona rural e zona urbana pra eles notarem as semelhanças e diferenças que existem.

 

 

Mariane Biasi Loregian

Email: mbloregian@hotmail.com

Pedagogia Lagoa Vermelha


ANEXO:

0 comentários:

Postar um comentário