- Pedagogia Passo Fundo

 

PLANO DE AULA                                                                                         13-11-2013

Objetivo:

• Possibilitar o gosto pela leitura, adquirindo novos conhecimentos;
• Identificar o nome, dos colegas, da família, possibilitando conhecer o grupo onde está inserido;
• Reconhecer que as coisas tem nome, possibilitando a aprendizagem sobre a identidade das cores;
• Perceber que cada sujeito tem nome e sobrenome; reconhecendo sua identidade;

 

Conteúdo:

Identidade
Auto-retrato
Leitura
Escrita
Nomes próprios e comuns
Poesia

 

Procedimentos metodológico:

• Explorando a identidade- Se conhecendo:
a) Percorra seu rosto com os dedos, suavemente parte por parte.
Sinta o formato do seu rosto, da testa, do queixo.
Sinta as sobrancelhas, o seu formato.
Sinta seus olhos.
Sinta o nariz, seu formato, sua posição.
Sinta os lábios, seu formato, sua posição.
Passe a mão pelos cabelos, sinta sua textura, seu tamanho e formato.
b) As crianças irão construir seu auto-retrato numa folha:
Contorne seus lábios com guache vermelha ou batom e beije a folha.
Localize e desenhe o nariz, os olhos e as sobrancelhas.
Observe o trabalho e complete-o ao seu gosto.
• Leitura da poesia: Nome da gente- Pedro Bandeira;
• Leitura do livro: Nome, sobrenome e apelido- Renata Bueno e Mariana Zanetti;
• Roda de conversa: para sondar os conhecimentos prévios que as crianças apresentam sobre o "Nome". Serão feitas algumas perguntas para que o professor perceba e analise os conhecimentos dos alunos:
1. Porque você tem um nome?
2. Quem deu ou escolheu este nome? Por quê?
3. Porque as pessoas tem nome?
4. O que aconteceria se as pessoas não tivessem nome?
• Escrita do nome e construção do crachá: o crachá será utilizado diariamente para fazer a chamada, assim, as crianças irão identificando a escrita do seu nome;
• Pesquisa: As crianças farão uma pesquisa em casa sobre a origem de seus nomes;
• Quem escolheu o nome? Por que?
• No próximo encontro, após realizada a pesquisa os colegas irão contar para o grupo sobre o que descobriram sobre seus nomes;
• Confecção da carteira de identidade para explorar a importância do nome e os documentos que comprovam quem somos;
• Levar exemplos de outros documentos para que as crianças conheçam ( certidão de nascimento, identidade, CPF, etc.)
• Brincadeira no pátio- Cada macaco no seu galho:
Fazer no chão, vários círculos com as letras do alfabeto (uma letra em cada círculo), sugerir que cada aluno ache sua letra inicial do nome e que vá até o círculo, depois, pedir que procurem a última letra do seu nome. E assim, explorar outras alternativas usando as letras nos círculos, facilitando o aluno a identificar as letras de seu próprio nome e dos colegas.
• Movimento- Utilizar um espelho para que as crianças possam ver como são, e depois conversar com a turma:
Quantas pessoas tem nesta sala?
Quantos meninos?
Quantas meninas?
Quantos loiros, castanhos, ruivos?
Quem é o maior? Quem é o menor?

• Após a atividade acima, construir um gráfico com os alunos: A professora irá medir os alunos para a contrucao do gráfico em ordem do menor para o maior.
• Construir um cartaz junto com os alunos, escrevendo o seus nomes e pedir para que cada um procure o seu nome e circule.
• Utilizar letras móveis para que as crianças tentem escrever seus nomes espontaneamente;
• Quebra-cabeça do nome;
• Bingo do nome;
• Brincadeira: Vendar os olhos de um aluno e chamar outro para ver se este que está vendado descobre quem é o colega, pegando apenas no seu rosto, e assim por diante ir desenvolvendo com todo o grupo.

 

 

Maiara Foli Severo

Email: maiarafsevero@yahoo.com.br

Pedagogia Passo Fundo


ANEXO:

0 comentários:

Postar um comentário