O que é mesmo cibercultura?

 
O que é mesmo cibercultura?

      Podemos entender como Cibercultura a interação entre tecnologias , cultura e comunidade. Lévy (1999, p 17), define a cibercultura como o "conjunto de técnicas (materias e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e de valores que se desenvolvemjuntamente com o ciberspaço. Segundo a Wikipédia " é um termo utilizado na definição dos agenciamentos socias das comunidades no espaço eletrônico virtual".

      Visando ampliar e difundir o uso da internet, e como forma de aproximar as diferentes culturas espalhadas em todo o mundo, a Cibercultura é está associado a sociedade de Informação ou do conhecimento. Porém, deve-se estar atento para que a propriedade da informação não interrompa o processo de comunicação ao invés de impulsioná-lo. A cibercultura e o ciberespaço exigem a inclusão efetiva do indivíduo no processo de construção do conhecimento.

     Segundo André Lemos (2004), a cibercultura se caracteriza por 3 leis fundadoras: a reconfiguração - que modifica práticas, modalidades midiáticas e espaço sem a substituição do anterior; a emissão - que emerge vozes e discursos anteriormente reprimidos; e a conexão - que põe em contato homem e homem, homem e máquina e máquina e máquina.
   
     Sendo assim, cibercultura abrange toda uma gama de fenômenos que ocorre com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. A característica marcante nessa cultura é a cooperação, percebida mediante o compartilhamento de arquivos (músicas, filmes, fotos), fóruns de discussão, comunidades virtuais, entre outros. As relações que ocorrem no ambiente de trocas de experiências favorecem a diluição das linhas de separação entre emissor e receptor da mensagem. A construção do conhecimento passa a ser coletiva, mesmo estando o indivíduo a quilômetros de distância do outro, sem tempo nem lugar definido

Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário