Para que escola (realidade) os professores são formados?
Resenha Critica
Adriano Canabarro Teixeira INTERNET E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Repensando o processo de exclusão social Esse trabalho tem o objetivo de analisar as potencialidades educacionais da internet a rede representa um poderoso elemento da educação e, uma vez utilizada de modo a fornecer ao indivíduo um ambiente propício ao seu desenvolvimento individual e, principalmente, coletivo, pode constituir-se num importante instrumento para a superação do quadro de exclusão e seletividade social a que está submetida uma grande parcela da população brasileira. A nova sociedade que vem se formando em razão da presença cada vez maior de tecnologias na vida dos indivíduos, o recurso estratégico passa a ser a informação. Consequentemente, quem não tem acesso à informação estará à margem desta nova sociedade, instituindo- se, assim, uma modalidade de exclusão social, uma divisão entre aqueles indivíduos que, entre outras coisas, não possuem acesso à informação e aqueles que a tem em abundância. A escola, enquanto elemento integrante da sociedade projetada para educar, deveria valer-se dos recursos disponíveis á própria sociedade na tentativa de minimizar suas carências. As tecnologias da informação, é exatamente a troca de informações, oferecem condições de disseminar e manipular informações em diversas mídias assume papel de destaque na medida em que viabiliza a criação de ambientes favoráveis á troca de experiência, a realização de ações coletivas e ao intercâmbio de conhecimentos. Em razão de suas potencialidades a rede pode ser considerada como um importante recurso a disposição da educação, não só pela informação, mas pela possibilidade de construção do conhecimento através de experiências em que predomine a comunicação e a colaboração. O inicio de uma nova sociedade, produzem mudanças nas relações sócias, comunicação entre o homem e as máquinas a desempenhar um papel cada vez mais importante na sociedade. Processo de valorização como elemento importante para o desenvolvimento humano. Na sociedade de informação o conhecimento é sistematizado e o potencial do cérebro humano é ampliado, nova sociedade que se configura. Pode-se verificar que embora o conhecimento continue a ter um papel fundamental na sociedade da informação, as tecnologias da informação ganham destaque na medida em que contribuem ativamente para o desenvolvimento e para a atual concepção de sociedade. Avalia que ainda não é uma sociedade informada, uma vez que a informação não está disponível a todos. A sociedade da informação assume, portanto, papel estratégico do conhecimento teórico na definição de novas formas de saber, pela ênfase atribuída as atividades ligadas a educação, a formação profissional e a pesquisa. Pode-se acrescentar a essa afirmação que tal ampliação se dá, através das tecnologias da informação. O computador, enquanto tecnologia da informação cria um processo de evolução tecnológica, modificando a relação do homem com maquina. Os avanços tecnológicos evidenciaram claras ligações com a ampliação de potencialidades do ser humano. A importância das tecnologias da informação como fator determinante para o desenvolvimento dos países. Como a informação é uma parte integral de toda a atividade humana. Divisão digital entre as pessoas que tem acesso a informação e os que não têm está íntima e fortemente relacionada à divisão de classes. Afim de compreender e minimizar essa distancia entre as classes.Propõe a análise da forma de implantação das políticas de introdução dessas tecnologias no sistema público de ensino. Como possibilidade de reversão dessa nova modalidade de exclusão social, que pode ser eliminada por meio de ampliação apropriada dos programas escolares, os projetos pedagógicos possuem papel importante nesse processo. Através de uma reformulação das formações escolares, que envolve uma revisão nas políticas educacionais, é possível que a escola prepare os indivíduos para atuarem em uma sociedade globalizada. Analfabetismo cultural ao qual está submetida à maioria da população brasileira, pois o acesso cultural é privilegiado apenas os indivíduos das classes dominantes. Para a maioria das pessoas, a única forma de acesso acultura se dá através da televisão. Portanto, a educação e acultura devem restabelecer o diálogo através da formação continuada dos professores.Para que possam se apropriar do diálogo entre educação e cultura,transformando-se em mediadores competentes na viabilização do processo de aquisição do conhecimento. Analfabetismo tecnológico. É importante que os professores e profissionais de todas as áreas tenham a capacidade de interagir ampla e versatilmente com as tecnologias. A necessidade da alfabetização tecnológicas do professor é importante, pois aos avanços tecnológicos para que, uma vez dominado e possam passar a formação para os alunos. As tecnologias fazem parte da vida dos alunos fora da escola parece natural que elas façam parte, também, de suas vidas escolares. As novas tecnologias, especificamente as tecnologias da informação consiste em uma necessidade básica do ser humano. Interatividade e flexibilidade em rede: sua finalidade básica trocar informações a internet pode ser destacada em função de suas potencialidades, das quais duas podem ser relacionadas: a interatividade e a flexibilidade. A nova tecnologia interativa permite a participação, a intervenção e a multiplicidade de conexões. Possibilitando-lhe selecionar, receber, tratar e enviar qualquer tipo de informação nos mais diversos formatos. Quanto à flexibilidade da internet refere, entre outras coisas, ao fato de que tanto é possível encontrar referencias sobre qualquer assunto na rede quanto fazer dela um meio de emissão de qualquer tipo de informação e conhecimento. Entretanto, vale salientar que esse aumento no número de usuário reproduz as diferenciações sociais já existentes, sendo possível supor que as classes menos favorecidas não têm possibilidade, com recursos próprios, de acesso e utilização dessa tecnologia. Portanto, a conclusão desse trabalho mostrou a importância da internet através da informação e possibilidade de avançar nosso conhecimento, a comunicação entre as pessoas e a de troca de informações, podendo significar uma grade diferencial tanto para a tomada de decisões estratégicas para a condução de projetos públicos e privados quanto para a criação de ambientes educacionais que privilegiem aspectos como colaboração, iteração e coletividade. As potencialidades da internet no meio educacional abrem um leque muito amplo de utilizações e podem ir muito além do que uma visão mais otimista poderia imaginar. A internet vem sendo utilizada com o objetivo de criar ambientes propício e fértil à aprendizagem. Dessa forma, mais do que uma novidade,a internet pode constituir-se numa forte aliada de democratização e de construção de conhecimento na medida em que possibilita fazer de cada escola um ambiente significativo de produção coletiva do saber e um elo interativo de comunicação entre os indivíduos.
Como será a escola no futuro?
|
Adriana Maroso (Email: adrianamaroso@hotmail.com)
|
Pedagogia Nível VII |
Adriana Maroso - Pedagogia Nível VII
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário