- Pedagogia Carazinho


PLANO DE AULA                                                                                         17-06-2012
Objetivo:
*Identificar elementos em uma foto ou imagem de um lugar conhecido,
*Fazer um croqui, identificando as feições principais do lugar.
*Generalizar informações da imagem e criar um a legenda.

Conteúdo:
*Elementos de um mapa.
*Produção cartográfica.
*Cópias aéreas ou fotos de satélite dos bairros.
* Pesquisa no Google Earth ou Google Maps.

Procedimentos metodológico:
Proponha que os alunos, em duplas, observem a imagem e falem sobre o que estão vendo.Oriente que identifiquem áreas ocupadas com moradia, rua de comércio, terrenos baldios e outras. Pergunte o que mais identificam. Organize com a turma a identificação desses elementos, indicando-os por letras.Eles devem escrevê-las sobre a imagem.
Mostre aos alunos como são obtidas essas imagens; se usar imagem do Google Earth ou Google Maps, explique que se trata de um programa de computador que tem por finalidade apresentar um modelo tridimensional da terra organizado com base em satélites obtidos de diferentes fontes.
Eles vão fazer um croqui da imagem com base nas observações e nos registros realizados na etapa anterior.
Ao término do croqui, peça que escrevam como título o nome da área abrangida, em seguida eles devem inserir uma folha de papel em branco sob o papel transparente e observar o croqui.
Os alunos poderão anotar suas conclusões e produzir um texto.
Avaliação: Registre as dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas, de maneira que tenha indicativos para atividades complementares. Ao ler os textos, avalie se eles alcançaram os objetivos definidos no começo


Eunice Rodrigues
Email: nice.rodrigue@hotmail.com
Pedagogia Carazinho

ANEXO:

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