- Pedagogia Carazinho


PLANO DE AULA                                                                                         12-06-2012
Objetivo:
Buscar informações sobre a história do bairro, sua formação, seus primeiros moradores, quando e por quem a escola foi construída neste local. Com isso, cria-se a oportunidade de exploração e investigação para os alunos conhecerem melhor o contexto social em que vivem podendo comparar as modificações ocorridas ao longo do tempo. Além disso, também irão dispor como auxilio de pesquisa o google mapas, onde poderão localizar o caminho que fazem de casa para a escola.

Conteúdo:
Leitura de mapa ( bairro e cidade);
História da formação do bairro e da construção da escola.


Procedimentos metodológico:
1º MOMENTO: Conversar com os alunos sobre o que tem no bairro e se conhecem a história da sua construção. Em seguida, propor aos alunos um passeio para a coleta de informações com os moradores e identificar o nome das ruas próximas à escola.
2º MOMENTO: Criar um registro coletivo com os alunos sobre as informações obtidas no passeio. Confeccionando um cartaz para ficar exposto na sala de aula.
3º MOMENTO: Propor aos alunos que façam o desenho do trajeto que fazem de casa até à escola. Depois pedir que ao voltarem para casa observem e façam um novo desenho com os detalhes novos que visualizaram, além disso, lembrar aos alunos de conversarem com seus pais e vizinhos para ver se eles conhecem a história do bairro.
4º MOMENTO: Observar o mapa do cidade identificando o bairro, as ruas onde as crianças moram e a rua da escola. Em seguida, levar os alunos para a sala de informática e ensiná-los a localizar no google mapas o trajeto que fazem de sua casa para a escola.
5º MOMENTO: Através da pintura com tinta guache, recortes de imagens criar um painel identificando o que tem no bairro.


Ana Paula Ribeiro Alt
Email: 103825@upf.br
Pedagogia Carazinho

ANEXO:

0 comentários:

Postar um comentário