PLANO DE AULA 24-06-2012 Objetivo: Objetivos: Conhecer a estrutura e organização do seu bairro, sabendo identificar o caminho de casa até a escola,bem como observando os pontos de lazer. Conteúdo: Conteúdos: -bairro; -localização; -organização do bairro; -mapas. Procedimentos metodológico: plano elaborado para uma turma de 2º ano. -1º Momento: Iniciar o diálogo perguntando se todos moram perto da escola? No mesmo bairro? Se sabem o nome do bairro da escola e do bairro onde moram? Após ouvir as respostas falar sobre o bairro, solicitando para que as crianças peçam em casa se a família sabe a origem do nome do bairro? -2º Momento: Após as crianças já terem as respostas das famílias, compartilhar com o grupo, fazendo a socialização e síntese das idéias que serão registradas pela profe. Desse modo poderemos construir um gráfico utilizando o programa de Power point, expressando as origens mais conhecidas sobre a origem do bairro. -3º Momento: Pedir para que as crianças façam o registro do caminho de casa até a escola, de sua maneira, para que com isso o professor perceba a noção de localização e de mapas que a criança tem. -Fazer um exposição dos desenhos para a turma. -4º Momento: Iremos utilizar o recurso do Google maps, para localizar o bairro onde as crianças moram, bem como o bairro da escola. Em seguida, localizar seu endereço, rua e número. -5º Momento: Iremos imprimir o mapa do bairro no Google, e observa-lo, localizando nele a residência das crianças e a escola, para em seguida analisar o caminho percorrido de um ponto a outro. Em seguida pedir para que as crianças façam novamente o registro do caminho de casa até a escola e compará-lo com o atual. As mudanças de um para o outro serão visíveis. -6º momento: Será realizado um passeio pelo bairro, conhecendo as principais ruas, e também as ruas onde os alunos moram, durante o passeio registrar através de fotos, as ruas , os pontos que chamarem atenção da crianças, pontos comerciais se houver, como mercados, lojas, padarias. -7º Momento: Analisar no computador as fotos que foram tiradas, e conversar com a turma sobre elas, para depois realizar uma exposição sobre o bairro as utilizando. -8º Momento: Realizar uma exposição com as fotos(já citada no 5º momento), onde as crianças irão explicá-las, e irão contar aos visitantes a origem do nome do bairro, e mostrar o caminho que percorrem para chegar de casa até a escola. Avaliação: Avaliar se as crianças compreenderam a organização do bairro e se compreenderam como desenhar o caminho de casa para a escola, através da observação do mapa e pelo passeio e fotos. |
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