- Pedagogia Carazinho

 

PLANO DE AULA                                                                                         24-06-2012

Objetivo:

Objetivos:

Conhecer a estrutura e organização do seu bairro, sabendo identificar o caminho de casa até a escola,bem como observando os pontos de lazer.

 

Conteúdo:

Conteúdos:

-bairro;
-localização;
-organização do bairro;
-mapas.

 

Procedimentos metodológico:

plano elaborado para uma turma de 2º ano.

-1º Momento:
Iniciar o diálogo perguntando se todos moram perto da escola? No mesmo bairro? Se sabem o nome do bairro da escola e do bairro onde moram?
Após ouvir as respostas falar sobre o bairro, solicitando para que as crianças peçam em casa se a família sabe a origem do nome do bairro?

-2º Momento:
Após as crianças já terem as respostas das famílias, compartilhar com o grupo, fazendo a socialização e síntese das idéias que serão registradas pela profe.
Desse modo poderemos construir um gráfico utilizando o programa de Power point, expressando as origens mais conhecidas sobre a origem do bairro.

-3º Momento:
Pedir para que as crianças façam o registro do caminho de casa até a escola, de sua maneira, para que com isso o professor perceba a noção de localização e de mapas que a criança tem.
-Fazer um exposição dos desenhos para a turma.

-4º Momento:
Iremos utilizar o recurso do Google maps, para localizar o bairro onde as crianças moram, bem como o bairro da escola.
Em seguida, localizar seu endereço, rua e número.

-5º Momento:
Iremos imprimir o mapa do bairro no Google, e observa-lo, localizando nele a residência das crianças e a escola, para em seguida analisar o caminho percorrido de um ponto a outro.
Em seguida pedir para que as crianças façam novamente o registro do caminho de casa até a escola e compará-lo com o atual.
As mudanças de um para o outro serão visíveis.


-6º momento:
Será realizado um passeio pelo bairro, conhecendo as principais ruas, e também as ruas onde os alunos moram, durante o passeio registrar através de fotos, as ruas , os pontos que chamarem atenção da crianças, pontos comerciais se houver, como mercados, lojas, padarias.

-7º Momento:
Analisar no computador as fotos que foram tiradas, e conversar com a turma sobre elas, para depois realizar uma exposição sobre o bairro as utilizando.


-8º Momento:
Realizar uma exposição com as fotos(já citada no 5º momento), onde as crianças irão explicá-las, e irão contar aos visitantes a origem do nome do bairro, e mostrar o caminho que percorrem para chegar de casa até a escola.

Avaliação:

Avaliar se as crianças compreenderam a organização do bairro e se compreenderam como desenhar o caminho de casa para a escola, através da observação do mapa e pelo passeio e fotos.

 

 

Bianca Lopes Bertuol

Email: biancabertuol@hotmail.com

Pedagogia Carazinho


ANEXO:

0 comentários:

Postar um comentário