Para que escola (realidade) os professores são formados? Conteúdos - Relevo. - Bacia hidrográfica. - Usos dos recursos naturais. - Desenhos de representação geográfica. Material necessário Aula realizada laboratório de informática: Utilização do Google Earth, localização de mapas da bacia hidrográfica da área e fotos de rios pesquisadas também no google. Como será a escola no futuro? Procedimentos: Etapa 1: A atividade com a turma terá inicio primeiramente com uma roda de conversas, apresentando aos alunos imagens que eles mesmo irão realizar a pesquisa no google Earth, e site de pesquisas do google, imagens de rios de planície e de planalto, no apontamento das principais características de um das fotos dar atenção e ressaltar os aspectos de relevo, trazendo presente questionamentos de que ele é quem da forma ao chão, onde vivemos e ao leito do rio, que este rio que possuímos rio que abastece nossa cidade, salientando também como o ser humano causa grandes impactos de poluição ambiental ao meio ambiente. Etapa 02 Apontamento de conhecimentos prévios que os alunos trazem de conhecimento, sobre a temática da aula, ex: quando vem a escola passam por algum lugar que atravessam pontes, o lugar onde fica sua casa é plano ou tem subidas e descidas. Para finalização desta etapa da aula, pedir aos alunos pesquisem na internet, local de onde vem a agua do principal rio da região. Etapa 03 Pedir aos alunos para que no google Earth, individualmente ou em duplas, para que localizem no mapa o rio e seus principais afluentes, explique que os conjuntos em destaque formam a bacia hidrográfica, enfatizar também que em todas as bacias existe uma hierarquia na rede hibrida, de que afluentes possuem menor vazão, passando pelos mais caudalosos ate que chegue ao rio principal, e que as águas dos pontos mais altos para os mais baixos alcançam o mar, explique também de que as redes hibridas sempre abrangem áreas maiores do que alguns municípios. Etapa 04 Com os alunos já tendo um conhecimento prévio e as exposições sobre a temática da aula, proponha que os alunos, que realizem através de uma ficha de observação entregue pela professora, anotações sobre as ocorrências de poluições que possuem perto da sua casa ou escola, e a realização de um pequeno texto no caderno relatando o que viu. Avaliação: Ao observar a compreensão de cada um sobre seus conhecimentos prévios e as noções de bacia hidrográfica e sua relação com relevo, e uso de recursos naturais em cada setor do rio, utilizamos as produções do material das fichas entregue pela professora e construída pelos alunos, como material para determinar quais pontos mais precisam ser reforçados em aula para tirar duvidas dos alunos. |
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