PLANO DE AULA 22-11-2013 Objetivo: Bom com base no tema proposto pretendo atingir nessa semana se darão num primeiro momento a partir do entendimento que as crianças terão sobre elas mesmas, possibilitando o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos. Também irão comparar a interação da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes dos educandos, promovendo a socialização entre os mesmos. Desenvolverão os movimentos finos por meio da criação de desenhos, adquirindo controle e expressão gráfica que mais tarde auxiliarão no futuro aprendizado da escrita e da leitura. Conteúdo: Os conhecimentos curriculares que serão passados para os alunos nessa primeira semana serão o Estudo das letras do nome próprio, expressão oral por meio de histórias, contos, músicas, etc. E Discriminação auditiva e visual Procedimentos metodológico: Num primeiro momento Em "rodinha" iniciaremos de maneira descontraída uma dinâmica, apresentarei uma caixa com tampa, decorada falarei que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro. Se dará então uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira manter segredo. Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem. Ficarei atenta a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. Também criarei um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro? Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não olharem, começaremos o debate, a conversa informal. Farei perguntas a respeito do que viram e aproveitarei a resposta de cada um deixando que se expressem. Conversaremos até que os alunos perceberam que eles são o tesouro cada uns deles, por isso não poderiam contar o segredo, pois todos somos únicos ninguém é igual a ninguém. Após a realização da dinâmica ainda em circulo sentados vou propor aos alunos que observem seus próprios corpos e façam comparações quem é mais alto, mais baixo, gordo, magro a cor dos cabelos dos olhos etc. Após iremos ao Laboratório de Informática e assistiremos ao vídeo do You tube "No ventre Materno" que mostra e explica desde a concepção do feto até o nascimento com todas as suas etapas e características do bebê com a finalidade de eles perceberem como eram e como estão agora e toda a sua evolução... Conversaremos mais sobre o vídeo e logo depois entregarei uma folha de sulfite para cada um e pedirei que eles façam um desenho deles mesmos com base na dinâmica do espelho e com o vídeo servindo de suporte pra eles criarem suas obras de arte. Feito isso colocarei os desenhos em evidencia num lugar da sala de aula. Logo após cantaremos as canções que eles mais gostam a fim de eles se expressarem e extravasarem suas emoções. Depois de terem visto um pouquinho sobre suas vidas na barriga da mamãe daremos continuidade agora focados no nome de cada um. Construiremos junto um crachá com os respectivos nomes propondo que cada um vá se apropriando mais das letras que compões o seu nome e todos usarão seus crachás durante as aulas. Com isso também apresentarei a turma o alfabeto móvel, montando palavras, os nomes deles, palavras diversas enfim um contato com as letras do alfabeto. Assim dando sequência com o nosso projeto trabalharei com a música "O nome da gente" de Pedro Bandeira a qual com certeza vai gerar várias perguntas a respeito dos nomes de cada um. E assim discutiremos sobre o assunto, também apresentarei a eles a música de Toquinho "Gente tem Sobrenome". E darei como tema de casa a eles levarem uma pergunta aos pais da origem dos nomes deles e após as perguntas serem respondidas faremos uma pesquisa sobre os significados dos nomes da turma. Trabalharemos também com a história "Os dez amigos" de Ziraldo, onde usarei dedoches pra interpretar melhor a historinha com o propósito de fazê-los pensar nas diferenças, diversidades nomes e amizades. Depois de falarmos sobre, realizaremos atividades de desenho livre onde cada um desenhará sua mão e colorirá com tinta guache expressando suas habilidades e interpretações. Assistiremos ao vídeo "Os músicos de Bremen" o qual fala da liberdade que também trabalharemos no decorrer do nosso estágio. Pois o tema já esta sendo focado pela escola através do projeto que esta sendo executado. Faremos uma atividade com desenho livre onde cada um desenhará o animalzinho da história que ele mais gostou e conversaremos sobre a importância da superação e a força da amizade. |
0 comentários:
Postar um comentário