PLANO DE AULA 13-11-2013 Objetivo: • Possibilitar o gosto pela leitura, adquirindo novos conhecimentos; • Identificar o nome, dos colegas, da família, possibilitando conhecer o grupo onde está inserido; • Reconhecer que as coisas tem nome, possibilitando a aprendizagem sobre a identidade das cores; • Perceber que cada sujeito tem nome e sobrenome; reconhecendo sua identidade; Conteúdo: Identidade Auto-retrato Leitura Escrita Nomes próprios e comuns Poesia Procedimentos metodológico: • Explorando a identidade- Se conhecendo: a) Percorra seu rosto com os dedos, suavemente parte por parte. Sinta o formato do seu rosto, da testa, do queixo. Sinta as sobrancelhas, o seu formato. Sinta seus olhos. Sinta o nariz, seu formato, sua posição. Sinta os lábios, seu formato, sua posição. Passe a mão pelos cabelos, sinta sua textura, seu tamanho e formato. b) As crianças irão construir seu auto-retrato numa folha: Contorne seus lábios com guache vermelha ou batom e beije a folha. Localize e desenhe o nariz, os olhos e as sobrancelhas. Observe o trabalho e complete-o ao seu gosto. • Leitura da poesia: Nome da gente- Pedro Bandeira; • Leitura do livro: Nome, sobrenome e apelido- Renata Bueno e Mariana Zanetti; • Roda de conversa: para sondar os conhecimentos prévios que as crianças apresentam sobre o "Nome". Serão feitas algumas perguntas para que o professor perceba e analise os conhecimentos dos alunos: 1. Porque você tem um nome? 2. Quem deu ou escolheu este nome? Por quê? 3. Porque as pessoas tem nome? 4. O que aconteceria se as pessoas não tivessem nome? • Escrita do nome e construção do crachá: o crachá será utilizado diariamente para fazer a chamada, assim, as crianças irão identificando a escrita do seu nome; • Pesquisa: As crianças farão uma pesquisa em casa sobre a origem de seus nomes; • Quem escolheu o nome? Por que? • No próximo encontro, após realizada a pesquisa os colegas irão contar para o grupo sobre o que descobriram sobre seus nomes; • Confecção da carteira de identidade para explorar a importância do nome e os documentos que comprovam quem somos; • Levar exemplos de outros documentos para que as crianças conheçam ( certidão de nascimento, identidade, CPF, etc.) • Brincadeira no pátio- Cada macaco no seu galho: Fazer no chão, vários círculos com as letras do alfabeto (uma letra em cada círculo), sugerir que cada aluno ache sua letra inicial do nome e que vá até o círculo, depois, pedir que procurem a última letra do seu nome. E assim, explorar outras alternativas usando as letras nos círculos, facilitando o aluno a identificar as letras de seu próprio nome e dos colegas. • Movimento- Utilizar um espelho para que as crianças possam ver como são, e depois conversar com a turma: Quantas pessoas tem nesta sala? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos loiros, castanhos, ruivos? Quem é o maior? Quem é o menor? • Após a atividade acima, construir um gráfico com os alunos: A professora irá medir os alunos para a contrucao do gráfico em ordem do menor para o maior. • Construir um cartaz junto com os alunos, escrevendo o seus nomes e pedir para que cada um procure o seu nome e circule. • Utilizar letras móveis para que as crianças tentem escrever seus nomes espontaneamente; • Quebra-cabeça do nome; • Bingo do nome; • Brincadeira: Vendar os olhos de um aluno e chamar outro para ver se este que está vendado descobre quem é o colega, pegando apenas no seu rosto, e assim por diante ir desenvolvendo com todo o grupo. |
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