- Pedagogia Passo Fundo

 

PLANO DE AULA                                                                                         06-11-2013

Objetivo:

Localizar os endereços residênciais, manuseando o google mapas;
Conhecer o bairro; identificando suas características;

 

Conteúdo:

Natureza e sociedade;
Artes visuais;

 

Procedimentos metodológico:

1º momento: confecção de um gráfico, através de uma sondagem sobre quantas crianças moram no bairro.
2º momento: questionário, com perguntas relacionadas ao bairro, tais como: qual é o nome da rua em que você mora?, qual ponto de referência, mais proximo de sua casa?, o que seu bairro possui, e que contribui com suas necessidades? etc... fazendo uma sondagem, sobre o que os alunos sabem, sobre seu bairro.
3º momento: trabalhar com uma conta de luz, água, ou telefone, em que possamos encontrar o endereço da casa em que a criança reside, partindo disso, na sala de computação, ou com o notbook da professora, dependendo da realidade escolar, procuraremos juntos o endereço de cada criança, utilizando a ferramenta de trabalho google mapas, para que possamos conhecer um pouco de cada residencia dos colegas;
4º momento: durante o andamento desse processo, faremos algumas visitas na residências mais próximas da escola, e nestes passeios, identificaremos pontos de referências do bairro, e faremos registro destes atraves de fotos;
5º momento:para o envolvimento das famílias, pedirei que construam com elas, a sua residência em miniatura, utilisando de materias diversos, e recicláveis, partilhando de criatividade.
6º momento: ao trazer para a escola a tarefa, montaremos uma maquete gigante no pátio da escola, fazendo juntos a localização das ruas, pontos de referências do bairro, e as residencias das crianças, a partir do momento em que cada criança identificar onde mora na maquete, deverá colocar sua casinha em miniatura, a qual construiu junto a família.
7º momento: exposição do trabalho, para a comunidade escolar.

 

 

Anelise Dias de Souza

Email: 118304@upf.br

Pedagogia Passo Fundo


ANEXO:

0 comentários:

Postar um comentário