Educação na Sociedade da Informação





Em seu sentido mais genérico, educar é preparar os indivíduos para a vida como cidadães, e profissionais.
A educação, nem sempre se realizou em escolas, como as que hoje conhecemos. Ela se realizou, durante muito tempo, no lar, na igreja, na comunidade, no trabalho e através de mecanismos não-formais.
Na Sociedade da Informação, dado o papel importante que nela desempenham as tecnologias da informática (computação, telecomunicações, meios de comunicação de massa), a educação tende a transpor as paredes da sala de aula e os muros da escola e a ter lugar através de várias instituições (a família, as associações comunitárias, as igrejas, os sindicatos, as empresas, etc.) ou, então, através de mecanismos de educação não-formal, como os meios de comunicação de massa e as várias formas de educação mediada pela tecnologia (sem contato presencial).
Além disso, a educação, na Sociedade da Informação, é um processo permanente, que, portanto, não se esgota no período de permanência da criança, do adolescente e do jovem na escola, mesmo que essa permanência seja altamente relevante em termos educacionais. A educação na Sociedade da Informação começa no nascimento, além disso, é constante numa sociedade densa em informações e conhecimentos e rica em possibilidades de aprendizagem, as pessoas aprenderem desde que acordam até a hora em que vão dormir.

Sibele Samuel do Nascimento

1 comentários:

Diego disse...

Recente pesquisa do PNAD – IBGE demonstra queda no número de analfabetos e crescimento no número de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Politicas governamentais como os programas EJAs e Prouni tem contribuído para que o Brasil pudesse aos poucos dar pequenos passos rumo ao desenvolvimento desta área tão importante e necessária para a boa formação humana das pessoas dentro de uma sociedade.

Postar um comentário