Informática Educativa e a "Geração Y"

    

Ao longo do processo da evolução humana, o homem sempre esteve diante da perplexidade que o mundo e a sociedade expõe através das exigências oriundas da necessidade de viver.
Graças à educação, o homem pode lapidar seu conhecimento e desenvolver habilidades e aptidões a fim de contribuir para o desenvolvimento de um mundo globalizado. Atualmente, vivenciamos uma era totalmente diferente dos vivenciados há 10 anos. O mundo evoluiu, cresceu e se desenvolveu de maneira rápida. Na área educacional, a tecnologia vem conquistando espaço dia após dia.
Atualmente vivemos na Geração "Y", também conhecida como Geração "Net", geração esta que abrange os nascidos a partir dos anos 80. Esta geração nasceu na era digital e é uma geração de resultados, não de processos. Cerca de 90% dos que têm entre 16 e 24 anos são usuários da internet (MACHADO, 2010). 
Parece um dado sem importância, mas estudos americanos comprovam que quem convive com ferramentas virtuais, desenvolve um sistema cognitivo diferente. Uma pesquisa do Departamento de Educação dos EUA revelou que crianças que usam programas on_line para aprender ficam nove pontos acima da média geral e são mais motivadas (LOIOLA, 2010).
Tal geração desafia o modelo tradicional de ensino e faz com que as escolas procurem se reformular, investindo em tecnologia a fim de acompanhar seu ritmo. A empregabilidade dessa tecnologia nas escolas, como ferramenta de apoio aos professores, ainda é tema e assunto de várias discussões e cabe a nós futuros profissionais especialistas em informática aplicada à educação dar continuidade aos estudos e pesquisas para melhor orientação dos recursos tecnológicos junto as escolas e profissionais de educação.

Diego Fernando Grzibowski

0 comentários:

Postar um comentário