Recente pesquisa do PNAD – IBGE demonstra queda no número de analfabetos e crescimento no número de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Politicas governamentais como os programas EJAs e Prouni tem contribuído para que o Brasil pudesse aos poucos dar pequenos passos rumo ao desenvolvimento desta área tão importante e necessária para a boa formação humana das pessoas dentro de uma sociedade.
Em se tratando de informática aplicada à educação, também ouve avanços, escolas que antes não possuíam laboratório de informática agora o possuem e com acesso a internet. Programas como um computador por aluno estão sendo implantados em caráter experimental e que possivelmente deva abrangir inúmeras escolas em pouco tempo.
Apesar de termos dado passos importantes e avanços positivos, seja na formação didática dos estudantes, seja na formação pedagógica dos professores, seja na questão de infraestrutura tecnológica, diversos países se encontram "anos luzes" na frente.
Um exemplo dentro da infraestrutura tecnológica é a utilização obrigatória de IPad dentro de algumas instituições de ensino dos EUA. Se aqui comemora-se a "conquista" ou chegada de equipamentos como lousa-interativa, ou até mesmo um laboratório de informática (lembrando que nem toda escola ainda possui um laboratório de informática) em outros países está questão está bem adiantada, usaria até a expressão "superada".
Na questão mais especifica do uso dos Ipad, a iniciativa visa substituir os livros didáticos comuns por alternativas como os ebooks. Como os alunos atualmente carregam cerca de 20 quilos de livros, adotar o iPad em seu lugar pode se mostrar uma opção bem mais saudável principalmente para as crianças.
Estamos no ano de 2011, será que algum dia este modelo, será adotado em instiuições de ensino brasileiro? E se chegar será que será logo? Acredito que não será tão cedo assim.
Diego Fernando Grzibowski
0 comentários:
Postar um comentário