- Pedagogia Lagoa Vermelha

 

PLANO DE AULA                                                                                         22-11-2013

Tema:

Mídia e Tecnologia

 

Objetivo:

Utilizar o computador como recurso para as práticas em sala de aula, incentivando o educando a usar este recurso na construção de novos conhecimentos, tendo um olhar crítico desta ferramenta, sabendo que o computador e a internet não são apenas passa tempo e que sabendo explorá-lo torna-se uma grande fonte de informações.
Possibilitar que o mesmo tenha consciência de como cuidar do meio ambiente reaproveitando materiais recicláveis usando a sua criatividade. Proporcionar o diálogo e reflexão sobre assuntos que estão ameaçando o planeta onde vivemos.

 

Conteúdo:

Preservação do meio ambiente, queimadas agrotóxicas, medicina caseira, produção de textos, cálculos (adição, subtração, multiplicação e divisão) e problemas matemáticos.

 

Procedimentos metodológico:

Trabalharei sobre o meio ambiente, mostrando um vídeo que fala sobre os três Rs da sustentabilidade (reduzir, reutilizar, reciclar), o vídeo é da Turma da Mônica em Um Plano para salvar o planeta, após assistirem ao vídeo faremos um diálogo sobre os três Rs da sustentabilidade e apresentarei no computador uma tabela com o tempo de decomposição de cada material, também em uma roda de conversas com as crianças sentadas em círculo proporcionarei um momento de reflexão com a seguinte pergunta: Será que eu estou fazendo a minha parte para salvar o planeta?.
Na perspectiva de reutilizar, levarei caixas de leite e confeccionarei com as meninas uma flor de caixa de leite e com os meninos um carrinho também de caixa de leite, além de reutilizar, também resgatar o interesse das crianças pelos brinquedos que eles possam confeccionar. Com o computador e o data show na sala de aula farei com os alunos uma pesquisa sobre outros brinquedos e objetos que também pode ser feitos com materiais recicláveis, pedirei para que cada criança escolha outro brinquedo para confeccionar em casa e depois trazer para sala de aula, para que seja feita uma exposição do que foi confeccionado por cada um deles, deixando um momento na aula para que eles possam brincar com o brinquedo que fizeram.
Questionarei as crianças sobre o que elas sabem sobre medicina caseira, para ter noção do conhecimento prévio que os alunos têm em relação a este assunto. Após ouvir e dialogar com eles, novamente com o computador e o data show na sala faremos uma pesquisa na internet sobre "como era praticada a medicina no início dos tempos, quem eram os médicos, como eram os remédios", para que as crianças fiquem sabendo da dificuldade de curar doenças no passado e como as pessoas sofriam e morriam com frequência naquela época, questionarei as crianças novamente sobre suas hipóteses sobre as doenças que existiam antigamente, e como elas eram tratadas, fazendo uma comparação com os dias atuais "quais doenças existem hoje e como elas são tratadas", após dialogarmos e refletirmos pedirei para que as crianças produzam um texto informativo de forma coletiva, eles iriam me ditando e eu escrevendo no retro projetor, em seguida fazendo a correção e imprimindo uma cópia para cada um aluno.
Farei com as crianças uma pesquisa no laboratório de informática sobre as ervas medicinais, com elas sentadas em duplas, pedirei para que elas elaborem uma ficha descritiva sobre as ervas pesquisadas, indicações de uso, partes utilizadas da planta e a preparação dos chás. Pedirei para as crianças se elas têm o hábito de tomar algum tipo de chá, solicitarei para que as mesmas conversem com seus pais a respeito de algumas ervas medicinais, trazendo algumas para aula e explicando para os demais colegas para qual tratamento é usado, nesta aula levarei alguns chás (erva doce, hortelã, cidreira) para que as crianças possam tomar .
Levarei propagandas (panfletos) comerciais de lojas e mercados e no computador com o data show e com a ajuda das crianças será elaborado problemas e cálculos matemático para que eles possam resolver, cada um dos alunos terá a oportunidade de fazer a correção dos problemas e dos cálculos no computador, mostrando para os demais colegas.
Mostrarei um vídeo sobre queimadas agrotóxicas para os alunos, também faremos um diálogo sobre os malefícios que isto traz as pessoas e ao meio ambiente. Após as crianças irão fazer uma pesquisa na internet sobre o que são estas queimadas e porque elas acontecem. Depois da pesquisa pedirei para que os alunos produzam um texto abordando as queimadas agrotóxicas e façam a ilustração através de desenhos deste texto colorindo com tinta (as crianças adoraram trabalhar com tintas), os textos serão trocados entre as crianças para que uma leia o texto que o outro colega produziu, após será exposto no varal de trabalhos na sala de aula.
Trabalharei com as crianças o vídeo "aprendizagem sobre o meio ambiente", após pedirei para que cada criança venha até a frente e fale o que mais chamou a sua atenção neste vídeo, depois criem um desenho sobre o planeta que vivemos, após que cada um elabore uma frase falando sobre o seu desenho.


 

 

Joandra Dutra Padilha

Email: 116655@upf.br

Pedagogia Lagoa Vermelha


ANEXO:

0 comentários:

Postar um comentário