PLANO DE AULA 22-11-2013
Tema:
Propagandas
Objetivo:
• Reconhecer por meio de anúncios (TV, jornal, rádio, computador, panfletos, revistas...) as artimanhas utilizadas na propaganda para seduzir os consumidores adultos e infantis, discutindo o atual consumismo, entendendo e ampliando por meio de diversas atividades participativas o gênero textual propaganda.
Conteúdo:
• Multiplicação e divisão,
• Gênero textual propaganda, • Estrutura, • Formato, • Leitura e compreensão de texto, • Intertextualidade
Procedimentos metodológico:
Metodologia
Ao iniciar esta semana, falaremos sobre o eixo temático propaganda, iniciaremos com algumas perguntas referentes a este gênero que será estudado, as crianças dirão tudo o que entendem por propaganda, após, relataremos juntos, as propagandas que circulam no nosso cotidiano (televisão, jornais, rádio, computadores, folhetos de lojas, classificados, anúncios...). Então questionarei as crianças da seguinte maneira: - Qual a opinião de vocês, sobre as propagandas que circulam em nosso cotidiano de maneira geral? - Para que servem as propagandas? - Que tipo de propaganda chama mais atenção. Porquê? - Vocês já perceberam que muitas vezes, as imagens dizem muito a respeito do produto anunciado? - Vocês lembram de alguma propaganda? Qual? - Em que locais vocês costumam observar estes tipos de anúncios publicitários/propagandas? - A publicidade/propaganda, pode influenciar as pessoas? - Vocês já compraram algo, a partir de uma propaganda? Como o produto adquirido foi divulgado para chamar sua atenção? Serão levados anúncios dos mais diversos para que as crianças observem com atenção. Estas também irão observar propagandas das mais variadas marcas por meio da internet utilizando em conjunto o computador em sala de aula. Após proporcionarei a eles a palavra "consumo" escrita das mais diversas formas para uma conversa a respeito do que eles vêem ali. De que maneira esta palavra escrita chama mais a atenção. Quero neste momento, chamar a atenção das crianças para que observem que muitas vezes, os produtos mencionados são relacionados a certas marcas como no caso da coca-cola. Serão trabalhadas as estruturas das propagandas, mais alguns questionamentos serão realizados como: - Vocês já conheciam este anúncio? - Qual a intencionalidade/ finalidade deste anúncio? - Qual o público alvo? - Que produto está sendo vendido? Trabalharemos o poema "Eu etiqueta" de Carlos Drummond de Andrade por meio de vídeo o qual assistiremos do youtube. EU ETIQUETA Em minha calça está grudado um nome Que não é meu de batismo ou de cartório Um nome... estranho. Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei. Minhas meias falam de produtos Que nunca experimentei Mas são comunicados a meus pés. Meu tênis é proclama colorido De alguma coisa não provada Por este provador de longa idade. Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova e pente, Meu copo, minha xícara, Minha toalha de banho e sabonete, Meu isso, meu aquilo. Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidências. Costume, hábito, premência, Indispensabilidade, E fazem de mim homem-anúncio itinerante, Escravo da matéria anunciada. Estou, estou na moda. É duro andar na moda, ainda que a moda Seja negar minha identidade, Trocá-la por mil, açambarcando Todas as marcas registradas, Todos os logotipos do mercado. Com que inocência demito-me de ser Eu que antes era e me sabia Tão diverso de outros, tão mim mesmo, Ser pensante sentinte e solitário Com outros seres diversos e conscientes De sua humana, invencível condição. Agora sou anúncio Ora vulgar ora bizarro. Em língua nacional ou em qualquer língua (Qualquer principalmente.) E nisto me comparo, tiro glória De minha anulação. Não sou - vê lá - anúncio contratado. Eu é que mimosamente pago Para anunciar, para vender Em bares festas praias pérgulas piscinas, E bem à vista exibo esta etiqueta Global no corpo que desiste De ser veste e sandália de uma essência Tão viva, independente, Que moda ou suborno algum a compromete. Onde terei jogado fora Meu gosto e capacidade de escolher, Minhas idiossincrasias tão pessoais, Tão minhas que no rosto se espelhavam E cada gesto, cada olhar Cada vinco da roupa Sou gravado de forma universal, Saio da estamparia, não de casa, Da vitrine me tiram, recolocam, Objeto pulsante mas objeto Que se oferece como signo dos outros Objetos estáticos, tarifados. Por me ostentar assim, tão orgulhoso De ser não eu, mas artigo industrial, Peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o título de homem. Meu nome novo é Coisa. Eu sou a Coisa, coisamente. Carlos Drummond de Andrade Mostrarei alguns vídeos de propagandas no computador para análise e melhor entendimento. Bem como, será elaborado um cartaz que contenha algumas propagandas. Sempre fazendo os apontamentos necessários referentes a consumo, família, coisas que gostamos (brinquedos, alimentação, roupas...). Através das propagandas com preços trabalharemos a matemática por meio do lúdico, sempre que possível. Juntos criaremos um cartaz de uma propaganda consciente para exposição. |
Maria Cristina Bittencourt Falkenback
Email: 116658@upf.br
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Pedagogia Lagoa Vermelha |
ANEXO:
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