PLANO DE AULA 22-11-2013 Tema: Meu nome, minha identidade
Objetivo: * Desenvolver a identidade, através da história de seu nome e suas individualidades e potencialidades em relação a sua casa.
Conteúdo: Expressão oral -relato de acontecimentos-
Procedimentos metodológico: Desenvolveremos a atividades práticas diversas. Iniciaremos apresentando a turma o que iremos trabalhar neste período, através de fotos em Power point mostraremos de forma resumida os assuntos família. Em seguida faremos a apresentação oral, individual de cada aluno, buscando falar o nome, o que mais gosta de fazer , a idade... Após todos serem apresentados iremos para o laboratório de informática onde cada criança irá construir seu nome no paint, dessa forma perceberam que letras compõem o mesmo, facilitando o trabalho que em seguida realizaremos com as iniciais do nome. Colocaremos também o nome de cada criança no quadro para começarmos a trabalhar com as letras iniciais. Buscaremos identificar a letra inicial de cada nome, propondo as crianças a sua pronuncia isolada do nome, bem como o conhecimento de outras palavras que iniciem com a mesma letra ou nome de colegas. Em seguida cada aluno a partir do power point e do recurso ativado para se trabalhar a caligrafia, buscará realizar a escrita de seu nome a fim que as mesmas possam identificar as letras do nome, bem como quantas letras tem, as letras iniciais e finais. Em seguida vamos ler e colorir o poema o Nome da gente, de Pedro Bandeira que estará montado em uma página do power point de maneira a possibilitar que a criança possa colorir o desenho através dos recursos disponíveis. Após a leitura do poema, o professor pergunta para as crianças se elas concordam com o que o poeta diz no final do poema. Nesse momento o professor deve solicitar que as crianças justifiquem as suas respostas. Em seguida, pergunta-se: por que a gente tem um nome? e registra as respostas das crianças no quadro. Prossegue a conversa comentando: Na terceira estrofe do poema, Pedro Bandeira diz que foi o pai quem escolheu o nome da pessoa do poema. E o nome de vocês quem escolheu? O professor informa às crianças que elas irão entrevistar os pais para saberem um pouco da história do nome delas, na entrevista será perguntado quem escolheu o nome, porque e qual o significado dele. O professor lê as entrevistas das crianças. Durante a leitura vai chamando atenção para quem tem a história da escolha do nome parecida e criando uma ficha onde são colocados quem escolheu as histórias do nome. Após a leitura dos dados dessa tabela, o professor propõe às crianças a construção coletiva de um gráfico de barra, informando que este ajudará a lembrar quantos nomes de crianças foram escolhidos pela mãe, pai, avó/avô, tia/tio, irmã/irmão. O professor explica que o gráfico também precisa ter um título. Consultando a tabela, o professor pergunta qual o número que indica o maior total nas escolhas e, explica que no gráfico cada coluna terá essa quantidade expressa na barra. O professor distribui com as crianças retângulos para elas ajudarem a preencher o gráfico. Então, consultando a tabela, ele pergunta quantos nomes de crianças da turma foram escolhidos pelo pai? Quantos retângulos nós vamos precisar para marcar essa informação? E solicita as crianças que venham colar. Prossegue dessa forma até completar todas as colunas do gráfico. Depois de todos os dados colados vamos analisar os resultados obtidos. Quem escolheu a maioria dos nomes? E a minoria? Brincaremos com a brincadeira "Caracol do Alfabeto", de maneira que possibilite percebermos as variações que podem acontecer com uma letra e outra.
|
Lidiane Corso Email: lidianecorso@yahoo.com.br |
Pedagogia Lagoa Vermelha |
ANEXO:
0 comentários:
Postar um comentário