PLANO DE AULA 22-11-2013 Tema: MINHA CIDADE Objetivo: • Identificar as letras que compõem o nome da cidade aonde moram, relacionando com o seu próprio. • Estabelecer relação entre o número e a sua quantidade, com o uso de da escrita do número e a colagem de desenho. • Identificar os pontos turísticos e ruas da cidade, com o uso de fotos, dialogando quem frequenta ou não esse lugar e por quê. • Uso da arte para expressar a criatividade e argumentação por suas escolhas. • Conscientizar as crianças sobre a prática de manter as ruas da cidade limpa, jogando lixo nas lixeiras. Conteúdo: Alfabeto Localização geográfica Os diferentes uso da tecnologia Sentimento de pertencimento Procedimentos metodológico: • Com o uso do computador, mostras fotos, mas primeiramente não dizer de quem ou qual lugar. • Utilizar o Google Earth para identificar a rua aonde cada um mora, inclusive a de seus amigos ou familiares que moram em outras ruas ou cidades. • Questionar se alguém reconheceu esses lugar e qual cidade localizam-se. • No terceiro momento, utilizar a sala de informática, cada aluno no seu respectivo computador, desenhará qual o seu lugar preferido, com o uso da ferramenta Paint. • Em seguida, escreveremos o nome da cidade aonde moramos, com o auxilio do quadro branco, mostrando cada consoante e vogal, relacionando, após o término com o nome dos alunos. • Em outra folha, escreveremos os números, percebidos como um dos pontos menos trabalhados. Então, iniciaremos com a atividade anterior, contando na palavra SANANDUVA quantas letras essa palavra tem ao todo, fazendo abaixo de cada uma um risco ou bola para auxiliar na contagem. Em seguida utilizando demais pontos de referência da cidade, segundo a folha a baixo. CONTANDO AS LETRAS E ESCREVENDO OS NÚMEROS S A N A N D U V A I G R E J A P R A Ç A G R U T A P A R Q U E R U A S L I X O P R E F E I T U R A • Na própria sala de aula, ou em outro espaço reservado, cada aluno levará uma folha com o nome da rua aonde mora. Como sugestão, o outro item a ser preenchido é saber um pouco mais sobre aonde vivem parentes ou amigos próximos. • Tendo como recurso o Datashow, mostrar para as crianças na educação infantil o lugar onde cada um reside, o que há na sua rua e na dos seus colegas. • Conversaremos sobre as ruas quando as crianças vão passear com seus pais na praça ou em qualquer outro lugar, sobre que tipo de objetos há jogados no chão. Se todos sabem o nome que damos a eles LIXO e porquê. • Observar os diferentes tipos de embalagens, produtos mais consumidos, pesquisar no google imagens, selecionando com a ajuda da professora e sua auxiliar as melhores imagens, colando na ferramenta do Word, e a própria criança digitará o nome da propaganda, abaixo da figura. • Recortar ou se o tempo não possibilitar levar recortar de embalagens que possam ser jogadas no chão e cada um colará na sua folha para, no momento seguinte mostrar a sua família a importância de preservar o meio ambiente. |
0 comentários:
Postar um comentário