- Pedagogia Lagoa Vermelha

 

PLANO DE AULA                                                                                         22-11-2013

Tema:

Minha Alimentação

 

Objetivo:

-Recontar história lida por um adulto ,empregando palavras utilizadas pelo autor para aprimorar sua linguagem oral.
- completar palavras que contenham dígrafos em cruzadinhas com o apoio de imagem e letra inicial para compreender que dígrafo é um grupo de letras com função de representar um fonema.
- Completar frases retiradas do texto para aumentar sua capacidade de interpretação textual.
- Participar de roda de conversas expondo suas opiniões e conhecimento do tema para desenvolver a sua linguagem oral.
- Produzir e interpretar gráficos para compreender o processo de tratamento de informações.
-Resolver situações problemas de subtração e adição para desenvolver o raciocínio lógico.

 

Conteúdo:

-Reconto de história lida, empregando palavras utilizadas pelo autor
-Ortografia das palavras ( dígrafos-ch,nh,lh)
- Dígrafos ch,lh,nh.
-Interpretação de texto
- Expressar opiniões ou conhecimentos a cerca de um tema de estudo( linguagem Oral)
- Gráfico
- Subtração e adição

 

Procedimentos metodológicos:

No primeiro dia vou apresentar o meu projeto de estágio, colocando o tema e os eixos em um cartaz no papel pardo, em cada eixo vou pedir os conhecimentos que eles obtêm sobre o determinado assunto, assim vou escrevendo no cartaz todas as informações e duvidas das crianças. O cartaz vai ficar exposto na sala até o final do estágio, onde será confeccionado outro para colocar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, e compararmos para verificar o que aprendemos. Para nos conhecermos melhor vou fazer uma dinâmica, todos em circulo(sentados) colocarei no chão crachás com os nomes das crianças, então pedirei que uma por vez encontre seu nome, fale um pouco de si,onde mora, o que gosta de comer, pois o tema da semana é minha alimentação, logo depois pedirei para todos que letra começa o nome da colega e que letra termina, assim sucessivamente inclusive eu vou ter meu crachá e também me apresentarei,depois cada criança colará em sua classe o seu nome,assim facilitará para que eu memorize-os.
Vou ler para as crianças o livro " O sanduíche da dona Maricota" de Avelino Guedes para que através do mesmo possamos fazer atividades relacionadas.Instigarei as crianças para que façam o reconto da história, serei a escriba, após todo esse processo vou ler para eles a versão que deram para a história, vou fazer o cartaz e as crianças irão procurar em jornais e revistas imagens que sejam relacionadas a história e vão colar em nosso cartaz, vamos deixar exposto na sala ,
Pedirei que as crianças Observem novamente no livro "O sanduíche da Maricota" e, completem os espaços em branco das frases , com o nome dos respectivos autores que fizeram parte da criação do sanduíche da Maricota, após entregarei o desenhos dos personagens eles preencherão com os nomes sendo que cada criança vai recortar e colar o nome do lado do respectivo personagem.
Logo em seguida levarei todas as crianças para a sala de informática, onde disponibilizarei uma cruzadinha com os dígrafos, ch,lh,nh, contendo uma letra inicial e a imagem para dar suporte as crianças.
Em uma circulo , todos sentados no chão, será exposto no meio da roda o jogo da memória em tamanho maior, sendo ele composto de alimentos saudáveis e não-saudáveis, uma criança por vez vai tentar encontrar as figuras iguais.Quando encontrarmos todos os pares vamos separar os alimentos saudáveis e os não saudáveis. Vou ler uma história que chama "O desespero das frutas" de Minéia Pacheco e vou explicar a importância de ingerirmos alimentos como; frutas, verduras legumes, que são saudáveis e fazem bem para nosso organismo e nos fortalece.Mostrarei que os alimentos como: salgadinhos, bolachas, batata-frita, hambúrguer e doces não são recomendados comer diariamente,pois eles provocam muitos malefícios para nossa saúde;Em nossa roda de conversa vamos trocando informações, em meio as minhas explicações vou questionando-os.
Voltando a nossa história " O sanduíche da Maricota" vou fazer um levantamento para que eles possam contar o que eles colocam em seus sanduíche diariamente em casa? Mostrarei algumas receitas de sanduíches, e vamos responder algumas questões sobre a receita , fazendo com que estes observem o seu formato, ou seja, observem como é constituída uma receita.Então vamos montar nosso sanduíche na aula...sendo que levarei os ingredientes de EVA, cada um vai pegar o que gosta e eu vou colando com cola quente para fazermos os sanduíches, após vai ser feito um levantamento de informações sobre a quantidade de ingredientes que eles colocaram então vamos montar um gráfico.Aproveitando o gráfico dos ingredientes vamos resolver algumas situações matemáticas de adição e subtração,disponibilizarei alguns canudinhos para que possam somar e diminuir, pois alguns tem bastante dificuldade e precisam de material concreto.
Para finalizar a semana vamos fazer uma pesquisa no computador para entendermos o que é uma pirâmide alimentar, depois cada um vai montar a sua em seguida todos juntos montaremos uma em papel pardo para deixarmos exposta na sala de aula de aula.

 

 

Sheila de Castilhos Soares

Email: 116663@upf.br

Pedagogia Lagoa Vermelha


ANEXO:

DSC00901.JPG

0 comentários:

Postar um comentário